Perguntas frequentes
Ar Condicionado

ar condicionado
 

Ar condicionado

Como escolher um aparelho de ar condicionado?

Para climatizar correctamente uma divisão da habitação, deverá ser efectuado o cálculo da potência necessária do equipamento a instalar, para atingir a temperatura de conforto. No caso do arrefecimento é considerada como medida de potência: as frigorias.

Para o cálculo da necessidade de arrefecimento utiliza-se como valor padrão: 100 frigorias por metro quadrado. No entanto se optarmos por efetuar um cálculo mais completo deveremos ter em conta outros fatores: superfícies das paredes, teto, temperatura exterior, superfície de vidro, orientação, sombras exteriores, localização geográfica, época do ano, materiais de construção, etc. O cálculo da potência deverá ser efetuado por um profissional credenciado.

 

Qual a manutenção necessária para um equipamento de ar condicionado?

A manutenção de qualquer aparelho é fundamental para garantir o bom funcionamento do mesmo e um bom nível de conforto para o utilizador.

A manutenção dos aparelhos de ar condicionado é extremamente simples. Os filtros deverão ser limpos a cada 2 meses com água e sabão.

Paralelemente recomenda-se, que seja verificado frequentemente o tubo de esgoto para onde é feita a descarga da condensação.

 

Que problema surge se o ar condicionado não arrefece e é necessário colocar gás todos os anos?

O refrigerante R410 utilizado nos equipamentos Junkers de última geração, exige a recuperação e a carga completa de refrigerante, pelo que é aconselhável recarregar o mesmo ao perder-se a relação entre os 2 gases que compõem a mistura.

 

Qual a melhor temperatura no Verão? E no Inverno?

A temperatura a regular no aparelho varia sazonalmente. Considera-se como temperatura normalizada para o Verão de 25ºC e para o Inverno de 19ºC ou 20ºC.

 

Qual o consumo elétrico de um aparelho de ar condicionado?

O consumo elétrico de um aparelho de ar condicionado varia com vários fatores: a potência do aparelho, o nº de horas de utilização diária, a temperatura selecionda e o diferencial entre a temperatura exterior e interior.

De uma forma muito linear, o cálculo do consumo de potência elétrica pode ser realizado da seguinte forma: Na placa de características do aparelho está registada a potência do mesmo. Por exemplo o aparelho tem 2,6 kW de potência. Admitindo que o custo do kW/h é de 0,15€, deve-se multiplicar 2,6 x 0,15 = 0,39€. Este será o custo da utilização do aparelho por 1 hora.

Os compressores dos equipamentos de ar condicionado da Junkers têm tecnologia Inverter DC. Esta tecnologia, permite a adpatação às necessidades do utilizador através da modulação que o equipamento faz na sua capacidade, permitindo uma consideravel redução do consumo energético. Permite que o equipamento produza menos arranques e paragens do compressor, garantindo uma saída uniforme e constante do ar.

 

É necessário fazer vácuo num sistema frigorífico?

Em todos os sistemas frigoríficos é necessário fazer vácuo na tubagem. Esta necessidade é extremamente importante devido à existência de ar e humidade no circuito fechado que interliga a unidade exterior com a interior.

A existência de humidade ou ar no circuito poderá trazer problemas, pelo que é importante fazer um bom escoamento de condensados no sistema frigorífico.

 

O ar condicionado é uma bomba de calor?

Os aparelhos de ar condicionado são uma bomba de calor. A função de uma bomba de calor é extrair a energia proveniente do meio ambiente e canalizá-la para a unidade interior, através do fluido frigorigéneo que percorre a tubagem, arrefecendo ou aquecendo o espaço interior, consoante a necessidade.