Perguntas frequentes
Instalação/Manutenção

Instalação / Manutenção / Substituição

É necessário algum cuidado especial com a chaminé na instalação de uma caldeira?

A chaminé é um fator imperativo para a instalação de qualquer caldeira ou esquentador.

Se as condições de evacuação dos produtos da combustão forem deficientes ou se o local destinado à instalação do aparelho não reunir as condições necessárias para a evacuação dos mesmos, será aconselhável optar por um aparelho do tipo estanque. Este equipamento está equipado de origem com um ventilador na conduta de exaustão, que possibilita de uma forma forçada, expelir os produtos originados na combustão para o exterior e, em simultâneo recolher do exterior o caudal de ar novo necessário à combustão.

 

É possível instalar termóstatos modulantes em caldeiras a gasóleo?

Infelizmente não. As caldeiras a gásoleo são aparelhos de chama não modulante, pelo que não fará sentido a instalação de termóstatos modulantes.

Não obstante temos uma interessante gama de aparelhos de regulação e controlo para este tipo de caldeiras.

 

É possível instalar um aquecimento central em qualquer casa?

Sim! Os sistemas de aquecimento central atualmente comercializados são versáteis ao ponto de serem instaláveis em qualquer habitação.

Qualquer apartamento ou moradia, nova ou antiga, pode receber uma instalação de aquecimento central e assim desfrutar de toda a comodidade oferecida por este sistema.

De facto, não é necessário que uma casa esteja equipada de raiz com todas as tubagens de água que constituem o sistema. Existem, hoje em dia, componentes modulares que permitem efetuar a instalação em qualquer casa, esteticamente integrados e sem ser necessário proceder a grande obras na habitação.

 

É possível proceder à instalação de um esquentador no exterior ?

Não. Este tipo de aparelhos, deve estar resguardado da chuva, da ação do vento e das intempéries.

 

Em que consiste a manutenção de um sistema de aquecimento central?

A manutenção anual de um sistema de aquecimento central é fundamental, tem por objetivo repor as condições de bom funcionamento e prevenir avarias de maior gravidade.

* Caldeira - Para assegurar um funcionamento perfeito, a caldeira deverá beneficiar de uma revisão anual por um técnico especializado

* Acumulador - No caso do acumulador, a frequência de manutenção depende da qualidade da água da zona onde ele estiver instalado, a qual provocará maiores ou menores incrustações de calcário.

* Rede de água - Com exceção das purgas de ar a realizar periodicamente, a rede de água do aquecimento central não necessita de qualquer tipo de manutenção, sendo mesmo desaconselhável efetuar qualquer intervenção.

 

O que é necessário para proceder à substituição da minha caldeira?

Para proceder à substituição da caldeira é apenas necessário consultar um instalador credenciado.

Lembre-se sempre que qualquer dúvida pode e deve ser esclarecida de imediato com o instalador. Este tem a obrigação de fazer uma demonstração na altura do arranque da instalação. No entanto, independentemente do apoio que o instalador deve dar, o manual do utilizador deve ser lido e guardado para futuras consultas.

 

Onde deverá ser instalado um termóstato ambiente?

Num local cuja temperatura seja representativa da temperatura média da casa. Afastado de fontes de calor ou frio, como janelas, radiadores, lâmpadas, televisores, etc.. e a uma altura entre 1,2 e 1,5 m do solo.

 

Onde instalar uma caldeira ?

A caldeira deve ser instalada de acordo com o estipulado nas normas portuguesas aplicáveis, e nos códigos de boa prática do CATIM e do ITG.

A sua montagem deverá ser feita por um técnico credenciado, num local bem ventilado, onde a temperatura não atinja valores negativos e com uma conduta de extração de gases de combustão corretamente dimensionada e construída.

No caso das caldeiras murais, e dado que atualmente têm dimensões compactas, o ponto de instalação preferencial para este tipo de aparelhos continua a ser a cozinha, no local tradicionalmente destinado ao esquentador.

No entanto, uma caldeira mural a gás pode, ser instalada em alternativa à cozinha, numa divisão adjacente, tal como uma sala de arrumações.

 

Onde posso adquirir peças de reparação Junkers?

Todos os postos de Assistência Técnica dispõem de peças de reparação originais Junkers.

Se tem um aparelho Junkers, deverá contactar o nosso call center de atendimento: 808 234 212, que lhe recomendará o Posto de Asssistência Técnica mais próximo da sua residência.

 

Que tipo de instalação eléctrica necessito para poder instalar numa vivenda um esquentador instantâneo elétrico?

Os esquentadores elétricos da Junkers necessitam de alimentação elétrica trifásica, à exceção do modelo de 6kW.

Para instalar um destes aparelhos é necessário ter uma potência trifásica, diferente da que é habitual em moradias. Caso opte por este tipo de aparelhos, consulte um especialista - eletricista para efetuar tanto a reparação da instalação como a própria instalação deste tipo de aparelhos.