Perguntas frequentes
Poupança energética

poupança
 

Poupar energia

Aquecimento central, é uma solução cara?

O custo de instalar um sistema de aquecimento central é variável e depende de um conjunto de fatores relacionados com o tipo de solução pretendida, área de habitação, altura das paredes (pé direito), tipo de habitação, etc.

A instalação deste sistema necessita de um dimensionamento elaborado por um técnico credenciado.

Podemos considerar basicamente dois tipos de custos:

- Custos inerentes à instalação propriamente dita englobando o equipamento necessário à instalação, tal como caldeira, depósito, tubagem, isolamento, radiadores, válvulas, etc. Os custos dependem apenas das necessidades térmicas da habitação e da solução adoptada.

- Custos inerentes à mão-de-obra da instalação.

Aqui os custos dependem não tanto das necessidades térmicas da habitação mas da habitação propriamente dita. Uma instalação de aquecimento feita em fase de construção será menos dispendiosa do que uma instalação feita após o término da construção, já que, no segundo caso, a dissimulação da tubagem obriga a trabalhos suplementares de construção civil.

 

Como é calculado o consumo de uma caldeira a gásoleo ?

"O consumo de uma caldeira é expresso em kg./h de gasóleo.

Este valor refere-se ao consumo do queimador durante o período em que este está em funcionamento. No entanto, e graças a uma elevada inércia térmica, a caldeira pode passar longos períodos sem que seja necessário que o queimador esteja em funcionamento."

 

Qual o tipo de ignição de um esquentador que permite consumir menos energia?

A ignição por gerador hidrodinâmico, presente nos esquentadores Hydropower da Junkers, não necessita de fontes externas de alimentação para o seu funcionamento. A energia necessária para a ignição é retirada do próprio movimento da água no seu interior.

 

A utilização de um termóstato numa instalação de aquecimento central, permite poupar energia?

Em todos os sistemas de aquecimento central, pode-se controlar os parâmetros de tempo e temperatura, permitindo obter conforto e poupança energética. Num sistema de aquecimento central com termóstato, a poupança energética poderá chegar a ser entre 15% a 20%, comparativamente à mesma instalação sem existência de elementos de regulação.
Os elementos de regulação permitem determinar a temperatura da divisão em que estão instalados e o horário de funcionamento do sistema.

 

Que quantidade de gás é possível poupar sem uma chama piloto?

O consumo de uma chama piloto é cerca de 13 g/hora, no caso do gás butano. Se consideramos um aparelho que funcione em regime contínuo durante um ano, podemos chegar às 9 ou 10 botijas de gás butano. No caso de gás natural podemos falar de 120 m3.

 

Quais são os benefícios de uma manutenção periódica ?

Um esquema de manutenção periódica não deve ser visto como uma despesa suplementar, mas sim como um modo de garantir a fiabilidade das condições de funcionamento, redução de gastos suplementares de energia e incremento da vida útil do aparelho.

 

Qual é a caldeira mural que tem menor consumo?

A técnica de condensação é, sem duvida, a técnica que permite maior poupança energética graças à possibilidade de recuperar a energia do vapor de água que em caldeiras convencionais é desperdiçada ao sair pela chaminé.

 

Um esquentador termostático poupa mais energia do que um esquentador convencional?

O controlo termostático da temperatura permite que o esquentador consuma apenas a quantidade de gás necessária para atingir a temperatura de saída da água que foi pré-selecionada pelo utilizador.

Um esquentador termostático da Junkers, permite que a água quente seja fornecida exatamente à temperatura selecionada pelo utilizador. A regulação da temperatura pode ser efetuada grau a grau. Desta forma, reduzem-se os custos de energia e de água desperdiçada até que se atinja a temperatura selecionada pelo utilizador.

Outra das vantagens da tecnologia termostática é o facto do esquentador detetar a temperatura de entrada da água, só entrando em funcionamento quando a temperatura de entrada fôr inferior à temperatura pré-selecionada. Este facto permite que estes esquentadores sejam directamente compatíveis com a instalação de um sistema solar térmico.