Eletricidade

electricidade
 

A palavra Eletricidade provém do latim electricus, que significa literalmente “produzido pelo âmbar por fricção”

A eletricidade é a corrente de energia de um sítio para o outro. É um fenómeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento, e pela sua interação. A corrente elétrica é produzida pelo movimento dos eletrões de um átomo para outro. Todos os átomos têm eletrões que rodeiam o seu núcleo. Alguns eletrões estão poucos presos ao seu núcleo e, por isso, movem-se para outro átomo; desta forma gera-se uma corrente eléctrica. A força elétrica que empurra o eletrão é medida em volts.

A eletricidade não se desloca de forma idêntica em todos os objetos. O cobre, por exemplo, é um bom condutor elétrico. A borracha é um mau condutor elétrico.

As baterias armazenam energia química. Um circuito elétrico liga o pólo positivo ao negativo da bateria formando assim uma corrente elétrica.

A eletricidade estática não se move, corresponde à acumulação de cargas elétricas num corpo. Este fenómeno ocorre quando a quantidade de eletrões gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos.

A corrente elétrica, ao percorrer um determinado condutor, pode produzir os seguintes efeitos:

• Efeito luminoso;

• Efeito térmico;

• Efeito magnético;

• Efeito químico;

• Efeito fisiológico.

Hoje em dia, quase todas as nossas atividades dependem da eletricidade.