Petróleo

petroleo
 

Atualmente o petróleo é a principal fonte de energia, sendo considerado um recurso natural

O petróleo resulta da decomposição, ao longo do tempo, de matéria orgânica - resíduos vegetais e animais marinhos, entre outros. A sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogénio (hidrocarbonetos).O petróleo é um líquido oleoso, inflamável, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar. É encontrado no subsolo, a profundidades variáveis.

São vários os produtos obtidos a partir do petróleo: começando pela gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo. Para além deste combustível, a parafina, o gás natural, GPL, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel,combustível para aviação, são exemplos de produtos provenientes do petróleo.

Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.