Missão e visão

As práticas do Grupo Bosch

Valores Bosch

A marca Junkers faz parte da divisão de termotecnologia da Robert Bosch GmbH – uma das maiores empresas industriais alemãs, reconhecida internacionalmente pelos seus produtos inovadores, o seu alto nível de qualidade e as suas preocupações ecológicas.

Há mais de 100 anos que a Junkers é uma marca de referência no mercado do aquecimento e da produção de água quente, produzindo dispositivos ecológicos, seguros e fáceis de utilizar.

Como parte integrante do Grupo Bosch, a marca Junkers reflete todos os princípios regulamentares que regem o Grupo Bosch.

A Robert Bosch GmbH pertence a uma fundação sem fins lucrativos, que não se encontra cotada em bolsa, e que considera o legado do seu fundador como inspirador da sua visão: Harmonizar os interesses da empresa com os da sociedade e do planeta Terra. Estas características constituem o seu “ADN” e marcam, de forma indelével, a presença da Bosch nos países onde se encontra presente. O mesmo sucede em Portugal.

Presente há três décadas com operações industriais em Portugal, a Bosch tem vindo a influenciar a indústria portuguesa através das suas práticas e dos seus comportamentos. Os nossos princípios são:

  • A orientação para o cliente, oferecendo produtos inovadores e soluções fiáveis e de excelente qualidade.
  • A aplicação de processos de trabalho “lean”, onde se procura eliminar, continuamente, o desperdício e as tarefas sem valor acrescido.
  • A valorização dos colaboradores através da melhoria das suas competências e da promoção da sua participação nos processos de gestão da empresa e a construção do futuro, investindo continuamente em atividades de desenvolvimento.

Mas, para além das competências, a Bosch orienta-se igualmente por valores como a credibilidade. Os mercados e as tecnologias evoluem, mas os valores pelos quais a empresa se orienta nas relações com os seus parceiros não. A credibilidade sempre foi para a Bosch um importante fator de orientação.

A criação de valor, o intercâmbio de valores é a visão do Grupo Bosch.

Esta simples frase contém o legado de Robert Bosch.
A missão da Bosch é oferecer soluções tecnológicas para os desafios atuais da humanidade, nomeadamente a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Neste caminho, os resultados são importantes. Mas, para Robert Bosch, ainda mais importantes do que os resultados sempre foram os valores.

A Bosch é uma empresa que procura harmonizar os seus interesses com os da sociedade e do planeta Terra.

Um compromisso para com as gerações futuras, para ajudar a construir um mundo sustentável. Esta é a dimensão global da atitude de responsabilidade social da Bosch.

Mas esta construção é feita de passos, com ritmos graduais e stakeholders, partes interessadas, diferentes.

Valores e comportamentos
Aos colaboradores da Bosch em Portugal, é proporcionada e incentivada a participação em ações de formação que reconheçam e desenvolvam as suas competências técnicas, organizacionais e comportamentais, que deem resposta não só às necessidades imediatas do posto de trabalho ou da função, mas que constituam um ativo na sua valorização pessoal.

Além disso, os colaboradores são continuamente incentivados a realizar trabalhos temporários noutras empresas do Grupo Bosch, em diferentes continentes, com vista à transferência de conhecimentos e experiências que permitam responder, de modo eficaz, aos novos desafios de um mundo cada vez mais globalizado.

Todos os colaboradores são permanentemente informados sobre os riscos e oportunidades empresariais, envolvidos na procura de soluções com base nas suas competências, aumentando a sua motivação.

Os valores e comportamentos, tais como a proteção do ambiente, são transmitidos e cultivados de modo a que os colaboradores possam atuar como seus multiplicadores junto das famílias e comunidades locais. Anualmente, realizam-se eventos temáticos em vários locais para divulgar este tipo de mensagens, promovendo a construção de pontes e reforçando a coesão das gerações da “família” Bosch.